feature geothermal energy 840x560 - Energia Geotérmica

Energia Geotérmica

Energia geotérmica, como o nome indica é o calor que vem do interior da terra, é considerada uma das energias mais limpas e fiáveis das energias renováveis utilizáveis.

O calor terrestre existe nas camadas inferiores da terra, mas em algumas zonas está presente em zonas mais à superfície o que torna mais fácil a sua utilização.

O calor é trazido para perto da superfície devido aos movimentos da crosta terrestre, por intrusão do magma fundido e pela circulação de águas subterrâneas que formam reservatórios de água quente sob pressão.

Como funciona

Existem três formas de utilizar energia geotérmica, utilização direta, centrais geotérmicas e bombas de calor geotérmicas.

A utilização direta baseia-se em reservatórios geotérmicos a temperaturas moderadas, que podem ser aproveitados para fornecer calor, aquecimento, para termas e aplicações comerciais.

As centrais geotérmicas, basicamente é o aproveitamento dos fluidos geotérmicos em altas temperaturas utilizados para fazer trabalhar uma turbina que produz energia elétrica.

A energia geotérmica é conseguida através da perfuração de poços de forma a chegar a reservatórios, depois conduzem os vapores da água quente ate as turbinas das centrais geotérmicas.

Por fim convertem a energia térmica em energia elétrica.

Bombas de calor geotérmico, o aquecimento e arrefecimento dos sistemas geotérmicos funcionam através do bombeamento da água de um tubo que se encontra inserido no solo, e devido a diferença de temperatura do subsolo, aquece ou arrefece a água, e por fim o ar dentro de edifícios.

Além de ser uma energia renovável, e não um combustível fóssil, este tipo de sistema usa menos 70% de energia para desempenhar o mesmo que o sistema convencional de aquecimento e refrigeração e até menos 50% que um novo sistema.

Vantagens

post advantages geothermal energy - Energia Geotérmica

As vantagens da energia geotérmica passa por ser menos poluente, sendo uma alternativa fiável, pois evita o uso de combustíveis fósseis, é apenas necessário uma pequena parte do solo para construir estas centrais geotérmicas, a energia geotérmica pode ser utilizada 24 horas por dia ou contrário de outras energias renováveis como a energia eólica e solar, visto que as centrais geotérmicas têm níveis baixos de custo, o preço da sua eletricidade também não é elevado, esta energia é praticamente inesgotável, e como as outras energias renováveis faz com que diminua o consumo dos combustíveis convencionais.

Desvantagens

post disadvantage geothermal energy - Energia Geotérmica

 As desvantagens passam por, se não for aplicada em pequenas zonas ondo o calor se encontra perto da superfície, então a perfuração dos solos pode ser dispendiosa, os anti gelificantes usados em zonas frias são poluentes, apesar de possuírem uma baixa toxicidade, e apesar da manutenção da bomba de sucção ser barata, o custo inicial é elevado e o custo da manutenção dos canos também é um pouco elevado.

Em Portugal, é nos Açores que a exploração da energia geotérmica é maior devido a sua localização na fronteira das placas, existem centrais em diversas ilhas, tendo um papel fundamental no desenvolvimento da região pois não estão ligadas à rede europeia de eletricidade.

Nas ilhas, ao contrário do continente apenas se aproveita esta energia para o aquecimento de edifícios.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *