feature Hydrogen Energy 840x560 - Energia do Hidrogénio

Energia do Hidrogénio

O hidrogénio é em várias perspetivas um combustível perfeito, pois é abundante, eficiente e não produz qualquer emissão quando utilizado enquanto combustível, não é toxico, não é um gás de estufa e pode ser produzido a partir de recursos naturais.

Muitos estudos defendem que poderá o derradeiro substituto do petróleo e simultaneamente reduzir as emissões de gases de estufa.

Utilizado em motores de combustão interna e em células combustíveis, a utilização do hidrogénio tem vindo a ganhar destaque, e as células combustíveis têm uma eficiência bastante alta comparativamente com os motores de combustão interna, sendo estas mais utilizadas na conversão de hidrogénio para energia.

Estas células são consideradas a energia do futuro e uma tecnologia muito promissora, atualmente são utilizadas em centrais de produção de energia com potências reduzidas, aposta-se na produção local, para se poupar no investimento da construção de linhas de transporte de energia, na sua proteção e de equipamentos auxiliares bem como da manutenção de infraestruturas, os custos d exploração são baixos, pois são reduzidas em linhas nos transformadores.

Vantagens

post advantages HydrogenEnergy 1 - Energia do Hidrogénio

As vantagens das células de combustível são imensas, pode converter mais do que 90% de energia num combustível em energia elétrica e calor, enquanto que as células de combustível mais antigas, de ácido fosfórico apresentavam uma eficiência d mais ou menos 42%, com elevada produção de calor.

As centrais de produção de energia podem ser feitas junto aos pontos de fornecimento reduzindo assim os custos de transporte e as perdas energéticas na sua rede de distribuição, geram eletricidade e vapor de água quente, por não terem partes móveis, estas células mostram maiores níveis de confiança quando comparadas a motores de combustão interna e turbinas de combustão, irão substituir os combustíveis fósseis nas centrais termoelétricas melhorando a qualidade de ar e reduzindo o consumo de água e a descarga de água residual.

As emissões destas centrais são dez vezes menores do que as normas ambientais exigem, produzem um nível baixíssimo de dióxido de carbono, a sua natureza permite a eliminação das fontes de ruídos associadas a sistemas convencionais de produção de energia.

A flexibilidade do planeamento, incluindo a sua modulação, traz benefícios financeiros e estratégicos para estas unidades de células e para os consumidores.

Podem ser desenvolvidas para funcionarem através de gás natural, gasolina ou outros combustíveis fáceis de transportar, possuem um elevado potencial de desenvolvimento.

Desvantagens

post disadvantage Hydrogen Energy 1 - Energia do Hidrogénio

As células de combustível também trazem desvantagens, como a necessidade de utilização de metais nobres, como a platina que é um dos metais mais caros e mais raros do planeta.

O custo atual é elevado em comparação com outras fontes de energia convencional, a corrente de alimentação deve ter um nível de pureza bastante elevado de forma a não contaminar o catalisador, o transporte do hidrogénio e os custos associados, e por fim o interesse económico das indústrias de combustíveis fósseis e dos países industrializados.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *